Pesquise no Site
Conheça também
-
-
-
Caboclos do NorteHá 10 anos
-
-
Vídeo boi bumbá Espalha EmoçãoHá 10 anos
Mocambo do Arari.Com
Vídeos
Copyright © 2011-2013, Mocambo do Arari.Com Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.
Leia Também
-
De São Tomé do Mocambo do Arari Am ......... Esse lugar fica aproximadamente a 60 km do município de Parintins/AM. As pene...
-
Mocambo do arari - am, comemora 33 anos de existência.Criado em 06 de novembro de1978 situado a margem esquerda do rio Amazonas, e h...
-
Parintins interior do Amazonas tem o maior número de solicitações de pedidos para criação de novos municípios. No interior do Am...
-
As agrovilas de Mocambo do Arari e Caburi, além da Vila Amazônia pertencentes ao município de Parintins foram as primeiras localidades ...
-
A ordem de apresentação dos Bois-Bumbás, Touro Branco e Espalha Emoção, Pássaros e quadrilhas juninas do Festival Folclórico do Mocambo de ...
-
O Boi Espalha Emoção com o tema Amor conquistou o título de bicampeão no 12º Festival Folclórico do Mocambo do Arari, após apuração na man...
Seguidores
domingo, 16 de junho de 2013
Parintins interior do Amazonas tem o maior número de solicitações de pedidos para criação de novos municípios.
No interior do Amazonas,
é da cidade de Parintins o maior número de solicitações. Na Aleam há pedidos
para criação dos municípios de Mocambo do Arari, Caburi
e Vila Amazônia
Já são 16
o número de localidades do interior que buscam independência. Os
pedidos surgiram após a Câmara Federal
aprovar, na terça-feira (4), o Projeto de Lei Complementar nº 416 que autoriza
as assembleias estaduais a criarem municípios em todo país. O
projeto, cujo texto original recebeu modificações, segue agora para análise do
Senado.
Mocambo do Arari (Parintins), Caburi (Parintins), Vila Amazônia (Parintins) as demais localidades são Cacau Pirera (Iranduba), Novo Remanso (Itacoatiara), Santo Antônio do Matupi (Manicoré), Purupuru Itapeaçu(Urucurituba), Campinas do Norte (Caapiranga), Caviana (Beruri), Balbina (Presidente Figueiredo), Pedras (Barreirinha), Cametá(Barreirinha), Janauacá (Careiro Castanho), Canumã, no município de (Borba), e Tuiué, em (Manacapuru)
Mocambo do Arari (Parintins), Caburi (Parintins), Vila Amazônia (Parintins) as demais localidades são Cacau Pirera (Iranduba), Novo Remanso (Itacoatiara), Santo Antônio do Matupi (Manicoré), Purupuru Itapeaçu(Urucurituba), Campinas do Norte (Caapiranga), Caviana (Beruri), Balbina (Presidente Figueiredo), Pedras (Barreirinha), Cametá(Barreirinha), Janauacá (Careiro Castanho), Canumã, no município de (Borba), e Tuiué, em (Manacapuru)
De acordo com o presidente da Comissão de Assuntos
Municipais da Assembleia, deputado estadual Tony Medeiros (PSL), a Aleam se
antecipou em relação aos pedidos de emancipação de comunidades do interior
amazonense. “Essa medida visa que essas localidades reúnam toda a documentação
necessária para pleitear a emancipação caso as novas regras sejam aprovadas.
Atualmente estamos na fase do estudo de viabilidade econômica ainda não temos
parecer sobre o assunto”, informou o parlamentar. A Comam é o
órgão do Legislativo Estadual responsável por orientar os distritos e
comunidades sobre os critérios para criação, fusão e incorporação de
municípios.
Comissão de Assuntos Municipais da Aleam vai viajar interior do Amazonas para analisar criação de novos municípios
Dez comunidades, de municípios como Iranduba e Manapuru, reclamam da falta de recursos e já demonstraram interesse na emancipação.
MANAUS – Uma semana após a Câmara dos Deputados aprovar projeto de lei que regulamenta a criação de novos municípios no Brasil, dez comunidades do interior doAmazonas já demonstraram interesse na emancipação. De acordo com o presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), deputado Tony Medeiros, visitas às cidades vai orientar os moradores sobre os requisitos legais para o possível desmembramento.
As comunidades visitadas são Ariaú (Iranduba), Janauacá (Careiro), Badajós (Codajás), Bom Jesus (Autazes), Açuanópolis (Canutama), Messejana do Norte (Maraã), Belém do Solimões (Tabatinga), Canumã (Borba), Tuiué (Manacapuru) e Iauaretê (São Gabriel da Cachoeira). Medeiros afirmou que os moradores reclamam que não recebem investimentos por parte das prefeituras, por isso buscam a emancipação. As viagens pelas localidades devem começar no mês de julho.
Para a criação de novos municípios, é preciso atender a requisitos mínimos, como número mínimo de 6 mil habitantes, existência de um núcleo urbano com um mínimo de edificações calculado com base em 20% da população da área que se pretende emancipar e no número médio de pessoas por família. Outro critério é a realização de um estudos de viabilidade, que vai analisar as vertentes econômico-financeira; político-administrativa e socioambiental e urbana, como receitas de arrecadação própria e de transferências federais e estaduais, diagnóstico da ocupação urbana e levantamentos das redes de abastecimento de água e esgoto e de águas pluviais, além da estimativa de crescimento da produção de resíduos sólidos e efluentes.
Extraido de: Portal Amazônia, com informações da Aleam http://www.portalamazonia.com.br/editoria/cidades/comissao-vai-percorrer-interior-do-amazonas-para-analisar-criacao-de-novos-municipios/
Extraido de: Portal Amazônia, com informações da Aleam http://www.portalamazonia.com.br/editoria/cidades/comissao-vai-percorrer-interior-do-amazonas-para-analisar-criacao-de-novos-municipios/
quinta-feira, 13 de junho de 2013
PREFEITURA ANUNCIA AÇÃO EM FAVOR DO MOCAMBO
Foto: Divulgação
“Não podemos aceitar esse desrespeito aos moradores daquela agrovila”, disse o prefeito Alexandre da Carbrás.
Parintins (AM) – Momentos após abrir oficialmente a operação tapa-buraco, que será realizada em parceria com o governo do Estado, o prefeito Alexandre da Carbrás disse que ainda esta semana se encontra com o presidente da Amazonas Energia em Manaus para tentar uma solução para o impasse surgido na agrovila do Mocambo.
“Não podemos conviver com esse desrespeito”, assegurou Carbrás salientando que já esta de posse de um relatório da situação.
“As famílias tem razão, como viver sem energia?” questiona o prefeito salientando que chegou ao seu conhecimento que mesmo sem ter energia, os moradores pagam suas contas em dia.
sábado, 8 de junho de 2013
MOCAMBO REALIZA NOVA MANIFESTAÇÃO
Lideranças da agrovila marcaram para quinta-feira, 13, o ato de protesto contra Amazonas Energia.
Parintins (AM) - Moradores da agrovila do Mocambo realizam na próxima quinta-feira mais uma grande manifestação contra a falta de energia. Nesta semana lideranças do local estiveram na cidade para esclarecer na imprensa o que realmente está acontecendo na agrovila que há dois anos reivindica providencias por parte da Amazonas Energia.
O problema começou a partir da transferência do parque energético da agrovila do Mocambo, que tem mais de 10 mil habitante, para agrovila do Caburi.
Isso prejudicou o fornecimento de energia aos consumidores e provocou uma reação das famílias.
Na semana passada, os moradores promoveram duas manifestações. A primeira no domingo quando homens de uma empresa terceirizada tentavam religar a energia para o local. Na segunda-feira a população voltou às ruas numa grande passeata de protesto.
Assinar:
Postagens
(Atom)